T: 22 205 6022 | M: 91 857 4936

Vasco Intersocios 9

 

Torneio Inter Sócios, um pouco de história
Agradecimento ao Sr. Edmundo Nogueira (Tri-Campeão Nacional) pela informação

O Torneio Inter Sócios realiza-se no Vasco da Gama desde os anos 50. Antigamente durava quase duas semanas, pois cadaelemento da 1ª Equipa de Seniores formava uma equipa. Mais recentemente passaram a ser 8 equipas e nos últimos anos 6 Equipas.
Contudo, o espírito foi sempre o mesmo, na medida em que cada equipa tinha jogadores dos vários escalões etários, tal como acontece presentemente.
Para além de proporcionar mais espaços de treino e o convívio entre os mais “velhos” e os mais “novos”, objetivos iniciais deste Torneio, já há uns anos a esta parte, incluímos o convívio final.

Mas de onde vêm o nome das 6 Equipas?

Os “Amadeus” derivam de Amadeu Machado e Manuel Machado, ambos Campeões Nacionais de Juniores e o primeiro Bi-Campeão Nacional de Seniores da 1ª Divisão (1948 e 1951). Pedro Pacheco (Neto de Amadeu Machado jogou e treino no Vasco) e Pedro Pacheco (Bisneto de Amadeu Machado, joga presentemente no Vasco).

Os “Arlindos” resultam de Arlindo Cruz, Campeão Nacional Seniores de 1ª Divisão (1951) e Bi-Campeão Nacional de Seniores da 2ª Divisão. Os seus três filhos jogaram no Vasco: Jorge Cruz (“Jonas”) Campeão Nacional de Juvenis e de Seniores (2ª Divisão), Álvaro Cruz e José Cruz.

Os “Bacanos” derivam de José Dias Leite, conhecido pelo Bacano, Bi-Campeão Nacional (1948 e 1951 pelo menos).

Os “Césars” descendem do jogador César Nogueira Cardoso, foi Tetra-Campeão Nacional 1941, 1948, 1951, todos da 1ª Divisão e ainda mais um da 2ª Divisão. Para além do César, jogaram no Vasco os seguintes familiares: António Nogueira Cardoso (“Pima”), Júlio Nogueira Cardoso, Joaquim Nogueira Cardoso (todos irmãos e jogadores do Vasco). Para além dos irmãos mais de 20 Nogueiras Cardoso jogaram no Vasco, dos quais podemos destacar os Campeões Nacionais: Edmundo Nogueira (um da 1ª Divisão em 1951 e 2 da 2ª Divisão, 1958 e outro mais tarde), Aniceto Nogueira, Marcelo Nogueira, Alberto Nogueira, filhos de António Nogueira e Jorge Nogueira (Bi-Campeão Nacional como Treinador).

Os “Pimas” derivam de António Nogueira Cardoso e dos mesmos familiares dos Césars.

Os “Rodrigues” descendem do António Rodrigues e da sua família jogaram no Vasco o filho Manuel Rodrigues, os netos Manuel Rodrigues (Campeão Nacional como Treinador) e Paulo Libánio Rodrigues (Campeão Nacional de Seniores – 2ª Divisão) e a nora Elvira Edviges Rodrigues (“D. Elvira”) que jogou na 1ª Equipa Feminina do Vasco.

Note-se por exemplo, que o Arlindo Cruz era cunhado do António Nogueira Cardoso (“Pima”) e do César Nogueira Cardoso o que atesta o carater familiar do Vasco da Gama e é deste espírito que NÓS SOMOS MAIS DO QUE A SOMA DAS PARTES.

Está atento, o Torneio Inter Sócios está quase a começar e nós contámos contigo para celebrar o convívio intergeracional de basquetebol do S. C. Vasco da Gama, no renovado Parque das Camélias.